10 maneiras de ser um líder autêntico

Basta um olhar atento ao noticiário para encontrar um rosário de exemplos de má liderança. As pessoas são desconfiadas ou cínicas sobre seus líderes e muitas vezes com razão. É por isso que ser um líder autêntico é tão importante.

Mas o que significa ser um líder autêntico?

A maioria de nós já teve um chefe ou trabalhou com alguém que se esforçou para retratar a si mesmo como algo que não era. Não só foi desanimador para os seus colegas de trabalho e subordinados, mas provavelmente foi desgastante para a própria pessoa.

Ser um líder autêntico ajuda a criar um ambiente onde as pessoas não apenas confiem em sua capacidade de fazer o trabalho, mas também em seus motivos para fazê-lo. Então, o que você pode fazer para ser um líder mais autêntico com suas equipes?

A CIO.com falou com CIOs e especialistas em desenvolvimento profissional para descobrir o que é preciso para ser o líder que as pessoas queiram seguir. Aqui estão 10 pontos chave.

1. Conhece a ti mesmo
A melhor maneira de iniciar a sua viagem rumo à boa liderança é saber que você precisa entender a si mesmo e seus motivos, diz Tim Eiler, gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos do HealthPartners Nicollet.

Estudo feito por Bill George e outros pesquisadores revelou que não há um conjunto de traços associados à liderança autêntica. O que eles descobriram foi que, na maioria das vezes, o estilo de um líder autêntico, com uma gestão bem-sucedida, é resultado de sua história de vida ou educação.

“O caminho para liderança autêntica começa com a compreensão da sua história de vida. Sua história de vida fornece o contexto para as suas experiências, e através dela, você pode ter a inspiração para impactar o mundo”

“Você é o melhor em ser você, e não uma versão diluída de outro líder. Não tente ser como qualquer outra pessoa”, diz Pamela Rucker , presidente do grupo Mulheres Executivas em TI, do CIO Executive Council.

2. Conduza com integridade
A confiança é uma grande parte da liderança. As pessoas não só precisam saber que você é competente no que faz, mas também precisam entender seus motivos. “A liderança baseada em valores é necessária para a condução de uma mudança sustentável, pois isso garante que os resultados alcançados têm uma base moral e ética forte, assim eles também podem resistir à qualquer escrutínio ou à resistência para mudança”, diz Greg Stewart , vice-presidente e CIO da Enerflex.

A confiança é adquirida de diversas maneiras, de acordo com Rucker. “Independentemente do processo que você use, você quer que as pessoas saibam que você é honesto, justo e se preocupa com os outros.”

Se você quer influenciar, mover as pessoas para ação e obter cooperação de suas equipes, busque em primeiro lugar a confiança das pessoas que trabalham com você.

3. Lidere com visão
A boa liderança foca em ajudar as pessoas a entender para onde o time está indo e por que tal destino foi escolhido. Um grande líder pode moldar todos à sua visão de sucesso e realizações. Há um ditado antigo que diz que se você não sabe para onde está indo, pode não gostar de onde vai chegar! Saber onde está indo e comunicar essa direção para seu time é a primeira responsabilidade de um líder.

“Quanto mais eu confio na visão dos meus líderes, mais posso confiar neles para me comportar de forma consistente, com base em valores claros, para alcançar os objetivos, principalmente se a consistência envolve a observação dos interesses de todos na equipe, cada vez mais engajados no esforço coletivo”, diz Eiler.

A fim de fazer isso, você tem que olhar fora das trincheiras diárias de trabalho e ter uma boa compreensão do que está acontecendo na indústria de TI. Um autêntico líder realmente se preocupa com o que está acontecendo na indústria, na sua empresa, e com os seus funcionários. Para manter equipes engajadas há a necessidade de conhecê-las e reagir aos sinais que emitem.

4. Tenha uma estratégia clara
“Uma coisa é ter visão, e outra coisa completamente diferente é transformar essa visão em estratégia”, diz Rucker. Os especialistas concordam que não se pode esperar por alguém para ter uma grande estratégia, você precisa construir você mesmo. Você precisa conhecer o seu negócio, sua concorrência, seus clientes e o que está acontecendo em seu setor, para fazer isso.

Portanto, não espere que as áreas de negócios te ofereçam a estratégia. Trabalhe com os usuários e desenvolvam a estratégia juntos, de uma forma colaborativa e contínua. Faça a sua lição de casa para entender os processos de negócios e ser capaz de identificar as tecnologias que permitam mudanças estratégicas na corporação.

5. Seja um ouvinte melhor
Ouvir é uma habilidade que muitos líderes não têm. Um autêntico líder precisa ser capaz de ouvir e incorporar feedback, bons e ruins.

Muitas vezes as ideias vêm de lugares inesperados e se seus funcionários sentem que podem se aproximar de você com uma ideia e não serem desprezados, ridicularizados ou demitidos você pode se surpreender com o que vai ouvir. “Ouça e tente incorporar suas ideias para tornar a sua visão e os seus planos mais fortes”, diz Eiler.

Mesmo que você tenha “absoluta certeza” do que está fazendo e tenha razões suficientes para ignorar outras opiniões, não utilize isso contra você. Nunca diga aos seus liderados “sua ideia não irá funcionar!”, ou “você está errado!”. Lembre-se: quando você ignora a sugestão de alguém, sem justificativas e argumentos válidos, automaticamente essa pessoa se tornará também resistente a qualquer sugestão vinda de você.

Se você quer obter colaboração, converse, discuta possibilidades e faça seus liderados chegarem às próprias conclusões, sem que você precise ignorar as sugestões de outras pessoas.

Aprenda a entender como os seus liderados se comportam e, principalmente, quais atitudes você precisa desenvolver, para extrair o máximo das suas equipes.

5. Seja transparente
Em geral, na gestão de TI hoje as coisas tendem a ser silos. Precisamos quebrar esse molde, a fim de ser tão produtivo e inovador quanto nos for possível. Para ser um autêntico líder de TI você precisa que todos com quem trabalha entendam sua visão, seus valores, seus objetivos e seus planos.

“Alguns dos melhores líderes com os quais já tive o prazer de trabalhar adoraram a oportunidade de construir um grupo de colegas que eram talentosos e valorizados, com cada um sabendo que eles eram um elo fundamental na cadeia de sucesso”, afirma Eiler.

6. Seja consistente
“Você não quer ser o Dr. Jekyll quando as coisas dão certo e Mr. Hyde quando dão errado. Se você cometeu um erro, admita-o rapidamente e expresse o que você aprendeu com ele”, diz Rucker. Consistência ajuda os membros da equipe a entenderem melhor o que esperar em qualquer situação. Se os membros de sua equipe conhecem os objetivos e o que é preciso para chegar lá, eles vão fazer as melhores escolhas por conta própria.

“O líder consistente, através de uma consistência baseada em valores, dá ao membro da equipe uma melhor compreensão sobre o que pode esperar quando tomar uma decisão. Quanto maior for esta compreensão, menos medo eles sentirão de fazer escolhas por conta própria”, diz Eiler.

Quando um colaborador não recebe direcionamentos claros tem mais chances de utilizar a ambiguidade de orientação a seu favor. Um exemplo disso é quando um funcionário não cumpre determinada meta e, então, justifica-se afirmando que não entendeu a ordem passada pelo líder.

7. Continue crescendo e mensure o seu progresso
Crescer profissionalmente é algo que você deve incorporar à sua vida diária. “O mundo muda muito, especialmente em tecnologia, de modo que você precisa manter-se em dia com as mudanças, para permanecer capaz”, diz Eiler.

Rucker aconselha que você encontre uma maneira de obter feedback contínuo para que possa saber sempre o quão bem você está fazendo. Então use isso para que você possa melhorar o seu sucesso e seu nível de entrega a seus parceiros, colegas e clientes.

“Não se permita ser medido em categorias Sim ou não, mas de forma gradativa, através de indicadores claros. E peça exemplos de como você poderia ter procedido para ter obtido resultados melhores”, afirma Eller.

Defina regras de liderança conjuntamente com o time de TI e mantenha ferramentas para acompanhar o comportamento de cada um, inclusive o seu.

8. Use suas experiências
No livro de Bill George, “Descobrindo sua liderança autêntica” , os pesquisadores descobriram que os líderes autênticos são capazes de desenhar pesadamente sobre suas experiências de vida:

Analisando 3 mil páginas de transcrições, a nossa equipa ficou surpresa ao ver que essas pessoas não identificam quaisquer características universais, traços, habilidades ou estilos que tenham facilitado o seu sucesso. Em vez disso, sua liderança surgiu a partir de suas experiências. Consciente e inconscientemente, eles estavam constantemente testando-se através de experiências do mundo real e reformulando suas histórias de vida para entender o propósito de sua liderança e aprender a ser autêntico e mais eficaz.

“Você tem uma riqueza de conhecimentos e experiências dentro de você que pode aplicar para liderar. Aprenda a tirar proveito dessas experiências e transformá-las em histórias que possa compartilhar com seus colegas e funcionários”, diz Rucker.

9. Compartilhe e reconheça sucessos
Nenhum homem é uma ilha. Você precisa encontrar maneiras de cumprimentar seus colegas e suas equipes por um trabalho bem feito. “Se o grupo colaborou com outra equipe para a transformação da empresa em larga escala, elogie a colaboração. Destaque o valor das equipes que trabalham em conjunto”, diz Rucker.

Na maioria dos casos, os chefes adotam a postura de acreditar que os colaboradores farão um bom trabalho – independentemente de questões como reconhecimento, benefícios, clima organizacional, entre outros -, pois possuem os interesses da companhia guardados no coração. Mas isso representa um equívoco.

10. Trilhe o melhor caminho
No nosso mundo cheio de trocas superficiais, nós, como parte da nossa natureza somos atraídos para perto das pessoas autênticas. Ser um líder autêntico é um caminho difícil, no entanto. “É tudo uma questão de ter a coragem de fazer a coisa certa para os clientes, funcionários e acionistas”, diz Ajay Waghray , CIO e vice-presidente sênior da Verizon Enterprise Solutions.

Em troca de um salário, muitas pessoas terão desempenho somente adequado. Elas só darão o melhor se acreditarem que estão envolvidas em uma missão maior. Os melhores líderes fornecem uma visão atraente para as pessoas e envolvem todos no desafio de transformar a corporação na melhor do mercado. Isso só se consegue mostrando como a contribuição de cada um é significativa e tem valor.

 

Fonte: CIO

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