Entenda as quatro categorias de switches KVM

Um switch KVM é um dispositivo que permite que você controle diversos computadores com apenas um teclado, monitor e mouse. O primeiro switch KVM foi criado para ser uma ferramenta de testes de qualidade em placas-mãe e servidores, suportando apenas vídeo e teclado – uma vez que o mouse não havia sido inventado ainda. Com a evolução da tecnologia KVM, existem hoje vários tipos para serem utilizados em diversos sistemas e aplicações. Abaixo, listamos as quatro categorias de switches KVM.

Da perspectiva de controle e acesso de um computador, o switch KVM pode ser dividido em dois tipos principais:

  • O switch KVM mono usuário: Esse switch geralmente é utilizado em pequenas instalações, como SOHO ou escritórios remotos. Permite que uma pessoa acesse quantos computadores necessários a partir de uma única console KVM. Por exemplo, o MasterConsole® CAT MCCAT18 permite que uma pessoa acesse até 8 servidores.
  • O switch KVM multi usuário: É utilizado em grandes instalações e data centers que necessitam de um grande número de usuários para gerenciar diversos computadores ou servidores. O Paragon® II UMT1664 é um ótimo exemplo, pois permite que até 16 servidores acessem 64 servidores diferentes.

Da perspectiva de aplicação e tecnologia, o switch KVM pode ser dividido nos dois tipos abaixo:

  • O switch KVM analógico: Os switches KVM analógicos são operados por meio de um cabo conectado diretamente do computador ao switch KVM e desse até a console de acesso. Os cabos podem ser coaxiais ou Cat5, de acordo com o switch. Por exemplo, o EZ-108 utiliza cabos coaxiais para conexão dos servidores, já o MCCAT18 utiliza cabos Cat5.
  • O switch KVM digital: Também conhecido como KVM-IP. Permitem que você controle seus servidores por meio de uma conexão IP, a qualquer hora e em qualquer lugar, não importando se você está na rede LAN de sua empresa ou do outro lado do mundo. Os computadores ainda precisam ter uma conexão direta até o switch KVM, mas o usuário que está controlando esses computadores não precisa estar conectado diretamente ao switch KVM. O Dominion KX3-864 é um switch KVM-IP que permite que até 8 usuários controlem até 64 servidores por meio de uma rede TCP/IP, além de uma pessoa com controle direto no rack.

Cada um desses quatro tipos principais de switches KVM também precisam suportam uma variedade de plataformas e tecnologias. Por exemplo, switches KVM precisam suportar diferentes interfaces de teclado e mouse como PS/2, USB, Sun, Mac – e também diferentes interfaces de vídeo como VGA, DVI, ADC, HDMI e display ports. Além disso, eles também precisam suportar diversas plataformas como Windows, Mac, Sun, Linux e outras. Os Módulos de Interface de Computador (CIM) estão disponíveis em diversos formatos que se adequam a todas essas interfaces diferentes.

É fácil perceber a evolução da tecnologia nas últimas três décadas. Felizmente, a tecnologia KVM hoje acomoda um número praticamente ilimitado de combinações necessárias para atender a ampla gama tecnológica encontrada em salas de servidores e data centers.

Fonte: Raritan Blog

Print Friendly
Posted in: