Toolkit: Calculando o uso de energia de um Datacenter

Resumo: Determinar o quanto de energia um servidor consome pode ser uma arte. Aprenda como começar a dominá-la utilizando a Calculadora de Consumo de Energia de Servidores do TechRepublic.

Um dos maiores gastos de um datacenter é o com energia elétrica. Aproveitando o Dia da Terra (22 de Abril), veremos que é possível reduzir emissões de carbono e economizar dinheiro diariamente escolhendo servidores de baixo consumo.

Comprar um servidor é um investimento de longo prazo. Não é apenas o custo do hardware e do software que importam, mas também os custos de energia necessários para utilizá-los. Adicione diversos servidores em um datacenter que funciona 24 horas por dia e você verá os custos de energia crescerem rapidamente.

Por exemplo: de acordo com o site Ehow.com, um servidor pode utilizar entre 500 e 1,200 watts por hora. Se o uso médio é de 850 watts por hora, multiplicado por 24 equivale a 20,400 watts diários, ou 20.4 kilowatts (kWh). Multiplique isso por 365 dias para chegar a 7,446 kWh anuais. De acordo com a US Energy Information Administration (PDF), o custo médio de um kWh para uso comercial entre Janeiro/2012 e Janeiro/2013 foi de 9,83 centavos de dólar. Isso significa que seriam gastos US$ 731,94 para manter o servidor acima ligado durante um ano.

Adicione o fato de que os custos com energia variam ao redor do país, onde em algumas áreas metropolitanas maiores e localidades remotas como o Havaí a energia custa mais de três vezes a média nacional, e você pode perceber facilmente porque os gastos com energia são tão cruciais para uma empresa.

Você pode utilizar o toolkit do TechRepublic para calcular a utilização de energia de um servidor. Ele inclui uma planilha que pode ajudar a fornecer uma média do que você pode esperar em termos de gastos de energia de servidores antigos e atuais contra servidores novos. A lista inclui muitos servidores disponíveis hoje em dia, incluindo marcas como IBM, HP, Dell, Oracle, Fujitsu e Cisco.

Evite armadilhas comuns ao determinar o uso de energia de um servidor fazendo o download do toolkit da TechRepublic em Cost Comparison: Calculating Server Power Usage. Esse toolkit está disponível gratuitamente para todos os membros TechRepublic Pro.

Fonte: ZDNet

Print Friendly
Posted in: