FAQs

Perguntas mais frequentes

  • O que é um documento?

    É o conjunto de informações (em meio eletrônico ou não) que agrega dados estruturados, semi-estruturados e não-estruturados e que representam o conhecimento produzido ao longo de um processo da organização.

    O que é digitalização de documentos?

    Digitalização é o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código digital. Isso se dá através de um equipamento e software digitalizador de imagens (scanner) ou de um transdutor de sinais.

    O que é gerenciamento de conteúdo?

    Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System – CMS) é um aplicativo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade. CMSs são frequentemente usados para armazenar, controlar, versionar e publicar documentação empresarial tais como notícias, artigos, manuais de operação, manuais técnicos, guias de vendas e brochuras de marketing. O conteúdo pode incluir arquivos de computador, imagens, áudios, vídeos, documentos eletrônicos e conteúdo Web.

  • Dúvida?

    Bem-vindo à nossa página de FAQ, onde você encontrará respostas para as perguntas mais comuns sobre nossos serviços e soluções.

  • O que é um sistema de gerência de documentos?

    É um sistema de informação capaz de armazenar, recuperar e manter a integridade de documentos, entre outras funcionalidades.

    O que é TI?

    Tecnologia da Informação (TI) é a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

    O que é a guarda de documentos?

    É o processo de manter os documentos originais em papel guardados em caixas por certos períodos de tempo, como por exemplo notas fiscais, comprovantes de pagamento, documentos oficiais, jurídicos, etc.

    O que é gestão de documentos?

    Conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade desde sua produção até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente), com vistas à racionalização e eficiência administrativas, bem como à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.

    O que é produção de documentos?

    Produção de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nesta fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos alterados ou atualizados com certa frequência, visando à perfeita compreensão e interpretação dos textos; sugerir criação ou extinção de modelos e formulários.

    O que é ECM?

    Gestão de conteúdo empresarial (conhecido pelo acrônimo ECM – Enterprise Content Management) é o meio formal pelo qual se organizam e arquivam os documentos e demais conteúdos ligados aos processos da empresa. Contempla as fases de criação/captura, armazenamento, versionamento, indexação, gestão, limpeza, distribuição, publicação, pesquisa e arquivamento, relacionando os conteúdos com processos de negócio.

    O que é EDMS?

    Os EDMS, ou sistema de gerenciamento eletrônico de documentos, é uma variedade de DMS (Document Management System), em que os arquivos e documentos são armazenados digitalmente, geralmente em um computador ou outro dispositivo que possa acessar arquivos e redes. Muitas vezes, com EDMS, os arquivos serão armazenados em uma rede compartilhada no ambiente de trabalho ou através da web com nuvem de hospedagem, mas às vezes os arquivos são armazenados em um único computador.

    O que é GED?

    Gerenciamento eletrônico de documentos ou gestão eletrônica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessarem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador Web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje. A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a gestão do conhecimento.

    Documentos formam a grande massa de conhecimentos de uma empresa. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar eletronicamente a documentação, para assegurar a informação necessária, na hora exata, para a pessoa certa. O GED lida com qualquer tipo de documentação.

    O que é OCR?

    Tecnologia que permite reconhecer caracteres de texto em imagens, transformando-os em texto editável.

    O que é workflow?

    Segundo a WfMC (Workflow Management Coalition) é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.

    A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.

    Muitas instâncias individuais fazem parte de um mesmo processo. Todas devem atuar de forma harmônica para se tornarem operacionais, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes.

    O que é workflow de produção?

    É o processo que gerencia fluxos de trabalho e a integração de ferramentas em processos estruturados, possuindo interface gráfica para o desenho do fluxo e mecanismos sofisticados de controle do processos que envolvam altos valores e volumes, como por exemplo, no mercado nacional, os processos de concessão de crédito, câmbio e sinistro em seguros.

    Qual o processo para converter documentos para arquivos digitalizados?

    Segue a ordem dos processos: preparação do documento, digitalização, indexação, gravação da mídia, certificação da qualidade (Controle de Qualidade).

    O que é um certificado digital?

    Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente a chave privada que acredita-se ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado.

    O que é desenvolvimento de software?

    Desenvolvimento de software é o ato de elaborar e implementar um sistema computacional, isto é, transformar a necessidade de um utilizador ou de um mercado em um produto de software. Também é entendido como a aplicação dos processos da engenharia de software combinados com a pesquisa das necessidades do produto para desenvolver software.

    O que é o Microsoft Visual Studio?

    O Microsoft Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e J# (J Sharp). Também é um grande produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET. As linguagens com maior freqüência nessa plataforma são: VB.NET (Visual Basic.Net) e o C♯ (lê-se C Sharp).

    O que é o MSDN?

    A Microsoft Developer Network (MSDN) é uma partição da Microsoft responsável por monitorar a relação da empresa com desenvolvedores e testadores de software. Esse relacionamento com programadores é feita tanto pelo website, quanto por periódicos, blogs, conferências e distribuição de DVDs.

    O que é o IIS?

    IIS (Internet Information Services – anteriormente denominado Internet Information Server) é um servidor web criado pela Microsoft para seus sistemas operacionais para servidores. Sua primeira versão foi introduzida com o Windows NT Server versão 4, e passou por várias atualizações. É também o sucessor do PWS. Atualmente, a versão mais atual é o IIS 7.5 (disponível apenas no Windows Server 2008 R2 e Windows 7).

    O que é BPO?

    Business Process Outsourcing (BPO) é a terceirização de processos de negócios que usam intensamente a tecnologia da informação.

    Dada a proximidade do BPO à indústria da tecnologia de informação, também é classificado como um serviço de tecnologia da informação ou ITES, sigla em inglês.

    O que é um CPD/Data Center?

    Um Centro de Processamento de Dados (CPD) é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa ou organização. Também conhecidos pelo nome em inglês, Data Center.

    Normalmente projetados para serem extremamente seguros, abrigam milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação.

    O que é KVM?

    KVM é a abreviação de “Keyboard, Video and Mouse” (teclado, monitor e mouse).

    O que é um chaveador KVM?

    O chaveador KVM é uma solução que permite usuários gerenciarem diversos computadores/servidores a partir de um ou mais conjuntos de teclado, monitor e mouse (console). Alguns modelos permitem acessar remotamente (via IP), os computadores/servidores. Isso significa, que a partir de um notebook ou um PC desktop conectado na internet, é possível gerenciar computadores/servidores localizados em outras cidades ou países.

    O que é um scanner?

    Um scanner é um periférico de aquisição que permite digitalizar documentos, ou seja, transformar um documento em papel numa imagem numérica.

    O que é indexação de documentos?

    Indexação de documentos consiste em gerar índices através de palavras-chaves para facilitar a localização do mesmo. Essas palavras-chaves são os pontos de acesso para a recuperação dos documentos.

    O que é a microfilmagem de documentos ?

    A microfilmagem de documentos é uma metodologia utilizada para a preservação da informação e da imagem documental por meio da captação da imagem através de processo fotográfico.

    O que é um microfilme?

    Microfilme é uma mídia analógica de armazenamento para livros, periódicos, documentos e desenhos. A sua forma mais padronizada é um rolo de filme fotográfico 35mm preto e branco ou colorido.