Prefeitura de Fartura é exemplo em gestão e digitalização de documentos

Há 360km de São Paulo, a cidade de Fartura no interior de São Paulo, com uma população de 15.320 habitantes, se destacada como modelo na área de digitalização de documentos e gerenciamento eletrônico de documentos.

No ano de 1995, a prefeitura de Fartura implementou o sistema de GED Clarity. Em 2004, foi implementado o ECM Laserfiche aliado ao serviço de digitalização de documentos.

Os setores de contabilidade, RH, tributação, secretaria, museu e biblioteca utilizam essa tecnologia e sentem os beneficios, conforme destaca José Valdelei Garcia, responsável pela implantação e gerenciamento dos documentos da prefeitura de Fartura: “Com a implantação da digitalização de documentos e do gerenciamento eletrônico de documentos, houve grande diminuição de tempo nos processos, agilidade nas prestações de contas (contabilidade) e na busca de prontuários (RH)”.

As vantagens não param por ai. Segundo José Garcia, houve um significativo ganho financeiro para a prefeitura: “A busca de documentos em arquivo morto usaria muito mais funcionários e os documentos digitalizados não ficam velhos ou até mesmo se deterioram, economizando em possíveis processos de restauração de documentos públicos.”

Na área ambiental, houve diminuição do consumo de papel, contribuindo no ranking da cidade no Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

Os serviços de digitalização de documentos e suporte ao gerenciamento eletrônico de documentos é feito há 9 anos pela Docs TI Brasil, sediada em São Paulo.

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