Conceitos básicos da tecnologia KVM (Teclado, monitor e mouse)

O que é um switch KVM?

Os switches KVM permitem que os usuários acessem e controlem diversos dispositivos (servidores, PCs, estações de trabalho, etc.) por meio de apenas uma console KVM (teclado, monitor e mouse). Qualquer pessoa que precise de acesso a diversos dispositivos, esteja em curtas ou longas distâncias, pode se beneficiar ao utilizar um switch KVM! Como exemplo, temos casos de um engenheiro trabalhando em diversos computadores situados embaixo de sua mesa até um administrador de TI gerenciando milhares de servidores espalhados em diversas localidades.

Tipos de switches KVM
Existem diversos tipos de switches KVM, incluindo: (1) Extensores KVM, (2) Switches KVM analógicos e (3) Switches KVM-via-IP. Um extensor KVM fornece acesso ponto a ponto entre um usuário e um computador. Os switches KVM analógicos fornecem acesso local a diversos computadores que estejam a até 300 metros de distância. Os switches KVM-via-IP fornecem acesso BIOS-level via IP a dispositivos via LAN, WAN e até mesmo Internet. Uma solução relacionada, o Servidor de Console Serial (também conhecida como Terminal Server), fornece acesso via IP a dispositivos gerenciados via porta serial como roteadores de rede, switches e servidores Linux/Unix.

Os switches KVM ao longo dos anos
Os switches KVM existem há mais de 20 anos e evoluíram de simples soluções analógicas de extensão para as atuais, que fornecem acesso centralizado a alguns servidores em uma filial ou a dezenas de computadores espalhados por diversos continentes.

O diferencial do switch KVM
Os switches KVM fornecem acesso BIOS-level independente da rede, diferente das soluções de acesso remoto baseadas em software. O acesso independente da rede significa que o switch KVM não depende da conexão de rede padrão do computador remoto. Ele fornecerá acesso ao dispositivo mesmo que a rede esteja fora do ar ou que seu sistema operacional não esteja funcionando. Desde que o switch esteja conectado diretamente ao computador, por meio de um cabo ou de um Módulo de Interface de Computador (CIM), o acesso BIOS-level estará disponível – localmente em um switch analógico ou via rede em um switch KVM-via-IP. Uma importante característica, disponível tanto no Sistema Operacional quando no BIOS, é a tecnologia Virtual Media. Ela permite que os usuários conectem drives como CD/DVD/USB de seu computador remoto em um servidor que esteja no laboratório ou no data center via sua rede IP. Você pode até mesmo instalar um sistema operacional remotamente via IP a partir de uma mídia em seu PC ou notebook!

Benefícios dos Switches KVM

Ao fornecer acesso e controle centralizados para diversos servidores, PCs ou estações de trabalho, os switches KVM permitem que empresas de todos os portes tenham os seguintes benefícios:

  1. Aumento de produtividade — O alcance virtual fornecido pelos switches KVM-via-IP permite que o departamento de TI de uma empresa gerencie servidores e responda a incidentes não importa onde estejam — no mesmo andar, em casa ou via uma rede corporativa. Isso elimina custos de viagens, melhora o tempo de resposta e aumenta a produtividade. Enquanto a área de TI foi uma das primeiras a adotar as soluções KVM, hoje em dia diversos tipos de usuários podem se beneficiar das soluções KVM-via-IP, incluindo gerentes de laboratórios, engenheiros, desenvolvedores, testadores, técnicos, operadores, etc.
  2. Uma solução multi-plataforma — os switches KVM da Raritan trabalham em ambientes de computadores heterogêneos. Eles não são dependentes de hardware, bancos de dados ou sistemas operacionais de um fabricante específico. Dessa forma, eles podem trabalhar em ambientes com diversas marcas de servidores (Poe exemplo, HP, IBM®, Dell e Oracle) ou que executem diferentes sistemas operacionais (Windows, LINUX, Mac, por exemplo).
  3. Melhora na resposta a incidentes — Uma solução KVM-via-IP corporativa pode reduzir drasticamente os tempos de resposta a incidentes pois permite que os administradores tomem ações de qualquer lugar. Isso pode gerar grandes benefícios mesmo em pequenas organizações, onde um equipamento para um usuário via IP pode permitir o acesso à BIOS de um servidor crítico situado a quilômetros de distância.
  4. Aumentar a continuidade dos negócios — os switches KVM permitem acesso independente da rede aos servidores e outros dispositivos de TI da empresa em situações emergenciais. Dessa forma, permitem às equipes de TI acessar, controlar e gerenciar os servidores mesmo que a rede esteja fora do ar. Um switch KVM com uma solução de gerenciamento de energia integrada também permite uma reinicialização completa do sistema remotamente.
  5. Aumento na segurança — os switches KVM-via-IP fornecem conexões encriptadas seguras aos dispositivos remotos com características de segurança avançadas para aplicações governamentais e militares como encriptação AES, encriptação FIPS 140-2 e autenticação via Smart Card.

Veja razões adicionais pelas quais os switches KVM são melhores que outras ferramentas de gerenciamento remoto de servidores.

Aprenda mais sobre as soluções KVM da Raritan
A Raritan é pioneira na indústria KVM, fornecendo soluções para dezenas de milhares de clientes por mais de 20 anos. Entre na página Why Raritan KVM e entenda os benefícios e vantagens das nossas soluções KVM.
Veja os diversos tipos de soluções KVM disponíveis na página KVM Switches, incluindo os switches KVM-via-IP da linha Dominion KX e os switches analógicos das linhas Paragon, MasterConsole e CompuSwitch, além do sistema de gerenciamento e acesso centralizados CommandCenter.
A linha Dominion SX para gerenciamento serial pode ser encontrada na página de Produtos para Console Serial.
Os extensores KVM Cat5 Reach podem ser encontrados na página de Outros Produtos.

Seletor de Produtos KVM
A Raritan possui diferentes modelos e opções que se adequam a uma ampla gama de necessidades. Com nosso Seletor de Produtos KVM você pode explorar todos os modelos disponíveis.

Fonte: The Raritan Blog

Print Friendly
Posted in: