O Microsoft SharePoint está emergindo como a escolha principal em plataforma CMS

O Microsoft SharePoint emergiu como a porta de entrada para a massa de informações corporativas armazenadas que as organizações ao redor do mundo dependem para realizar negócios a cada dia, mas há áreas em que as suas capacidades precisam ser melhoradas por meio de aplicações adicionais – especialmente para o gerenciamento de metadados e classificação automática – de acordo com uma nova pesquisa.

Um novo artigo da SmartLogic, fornecedora de software de conteúdo de inteligência, mostra que a maioria dos profissionais da informação nos EUA e Europa estão desiludidos com o SharePoint, mas o relatório também explora soluções que poderiam melhorar radicalmente o desempenho das ferramentas de workflow e de gerenciamento de conteúdo. Intitulado “Preenchendo as Lacunas”, o artigo reúne investigações independentes a partir de estudos recentes da MindMetre Research e da Gartner.

No artigo, o executivo-chefe da SmartLogic, Jeremy Bentley, baseia-se nos resultados de uma pesquisa com mais de 500 profissionais da informação realizada pela MindMetre que constatou que mais de 53% dos entrevistados usam o Microsoft SharePoint para acessar informações internas dentro de sua organização. No entanto, o estudo também revela que a “encontrabilidade” poderia ser um problema com a plataforma, como 80% dos usuários do SharePoint pesquisados ​​dizem que a aplicação está aquém de suas expectativas e dos seus colegas quando se trata de busca corporativa – com 34% dizendo ele está fazendo isso por uma margem considerável.

Bentley diz no relatório: “Isto está levando a uma insatisfação com o retorno do investimento em SharePoint, com 62% relatando um grau de desilusão com o ROI que a plataforma foi entregue, devido ao fato de que algum conteúdo importante ainda é difícil de ser encontrado e que os resultados de uma pesquisa não são suficientemente relevantes”.

A MindMetre também descobriu que 76% dos usuários do SharePoint pesquisados ​vêem a eliminação do trabalho duplicado como uma das principais metas que estão tentando alcançar com a aplicação, mas ainda mais – 78% – estão decepcionados com a capacidade da plataforma em oferecer acesso satisfatório à informações internas.

Ao discutir o significado dos resultados do artigo, Bentley observa: “Em uma época na qual as organizações em todo o mundo enfrentam incerteza econômica contínua, melhorar o retorno do investimento por meio de um aumento dos ativos de informação é essencial. O grande desafio para a maioria das empresas é aproveitar a informação disponível e torná-la encontrável para os funcionários, parceiros, clientes, investidores, reguladores e outras partes interessadas”.

O artigo da SmartLogic também baseia-se em pesquisa recente da Gartner, que identifica lacunas funcionais significativas no SharePoint que podem ser resolvidos com a instalação de ferramentas adicionais – especialmente aqueles com impacto no desempenho da pesquisa. Funções específicas sinalizadas no relatório da Gartner como áreas em que o desempenho do SharePoint pode ser melhorado incluem a “sinalização em massa de conteúdo e ingestão de conteúdo existente” e “gerenciamento de taxonomias e estruturas”.

“Embora o SharePoint suporte muitas aplicações de informações cruciais, este relatório demonstra que melhorar a sua funcionalidade na área de “encontrabilidade” pode ​​ser um benefício vital para as empresas”, diz Bentley. “As soluções estão disponíveis e podem ser implementadas ao lado do SharePoint para infundi-lo com “inteligência de conteúdo”, permitindo uma recuperação mais rápida e precisa das informações”.

Ele acrescenta: “Ao oferecer auto-classificação e visualização de recursos precisos e consistentes, assim como taxonomia de classe empresarial e gerenciamento de ontologias, estas aplicações filtram documentos estranhos e garantem que o conteúdo é colocado em contexto, permitindo que as organizações acessem, descrevam e controlem informações desestruturadas”.

Você pode fazer o download desse artigo gratuitamente aqui (em ingles): Smartlogic whitepaper

Fonte: CMS Critic

Por Mike Johnston em 23 de Abril de 2013

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