Aplicando técnicas de SEO para otimizar sites no IIS 7

Esse post foi pensado e criado após a implementação do novo site da Docs TI Brasil com o CMS WordPress [PHP+Mysql][/PHP+Mysql] no IIS 7 da plataforma Windows.

IIS [Internet Information Server][/Internet] e Apache são os servidores web mais utilizados nas hospedagens de sites de internet.

O IIS da Microsoft perdeu fôlego na disputa contra o Apache no momento que a plataforma Linux dominou o mercado web com soluções fáceis, seguras e gratuitas.

Com a disseminação do CMS WordPress/Joomla, o conjunto Apache+PHP+Mysql se tornou uma combinação perfeita para a criação de websites dinâmicos.

São vários blogs e fóruns discutindo as melhores maneiras de otimizar seus websites, usando os recursos do servidor Apache.

Contudo, o IIS 7 também suporta PHP+Mysql e poucas pessoas sabem que podemos utilizar o CMS WordPress na plataforma Windows.

A maioria dos usuários comuns procura um plano de hospedagem como o UOLHOST, LOCAWEB, GoDaddy, etc. A maior parte desses planos faz o acesso ao servidor através de um painel de controle, não acessando o servidor físico e seu sistema operacional diretamente.

A plataforma Microsoft utiliza arquivos .config com formatação em XML para configurar aplicativos. Para fazer configurações no servidor sem precisar acessá-lo remotamente, utilizamos o arquivo web.config que é gerado na sua pasta raiz [seria o mesmo que o .htaccess do Apache][/seria], pelo IIS 7.

O exemplo abaixo é de um arquivo web.config mínimo:

Utilizando o PageSpeed/YSlow para visualizar os erros mais comuns encontrados nas páginas web, podemos fazer as seguintes alterações no IIS para otimizar seu website:

Definir arquivo default

 

Negar acesso para solicitações HTTP, onde o comprimento do “Content-type” é maior do que 100 bytes

 

Ativar cache de saída para 1GB e de resposta para 512kb

 

Ativar o protocolo de compressão GZIP utilizando os tipos dinâmico e estático

 

Ativar de forma simplificada a compressão, utilizando os tipos dinâmico e estático

 

Definindo HTTP EXPIRES e MIME TYPES

 

Eliminando ETag

 

Redirecionar páginas de erro

 

Com essas atualizações no web.config, seu website com certeza ficará mais rápido e otimizado para os mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade.

Se você possuir um CDN, estas atualizações podem ocorrer automaticamente pelo DNS. O CloudFlare é uma ótima opção gratuita.

Caso tenham alguma sugestão para otimizar nosso web.config, envie seu comentário.

Print Friendly
Posted in: