Raritan Tecnologia

DataCenter, mais conhecimento é igual a economia de energia

Tempo de leitura: 2 minutos

No meu último post descrevi a grande quantidade de dados ambientais e de consumo de energia que você consegue acessar a partir das iPDUs da Raritan e como isso pode ajudar na diminuição dos gastos com energia no seu DataCenter. Foi apenas uma pequena amostra das possibilidades de análise e de geração de relatórios do software Power IQ e de como ele pode criar práticas melhores em relação ao gerenciamento de energia.

Algumas características inclusas no Power IQ vieram diretamente da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE). Como exemplo, temos o gráfico Psicrométrico, um guia para aperfeiçoar os níveis de temperatura e umidade no datacenter. Você pode definir facilmente esses parâmetros para servirem como notificações de temperatura e umidade dos sensores Raritan ou de outras empresas.

A grande novidade é que a ASHRAE recentemente aumentou os limites desse gráfico, fornecendo uma tolerância que possibilita uma economia segura em gastos de energia (até 4% para cada grau aumentado).

Você pode definir seus próprios parâmetros de temperatura e umidade no Power IQ. Isso é útil pois muitos fabricantes de servidores modificaram seus produtos recentemente para lidar com ambientes mais agressivos. Alguns até mesmo certificaram seus servidores para execução em ambientes mais quentes. Você pode utilizar os parâmetros desses fabricantes e incorporá-los no seu gráfico Psicrométrico da ASHRAE, possibilitando que você aumente a temperatura do ar e economize em gastos de energia.

Com as visões globais de temperatura obtidas por meio do Power IQ, você pode observar a temperatura do ar de suas filas de racks, corredores e até mesmo de múltiplos datacenters. Você pode observar até mesmo onde muito CO2 está sendo expelido no ar, fazendo com que essas sejam algumas características que melhoram o seu ambiente.

Descontos com seu fornecedor de energia elétrica

Como o Power IQ consegue reportar o quanto a emissão de CO2 diminuiu, isso pode significar também um outro tipo de economia. Faça uma pesquisa por “descontos em energia do datacenter” e você perceberá que, caso consiga documentar sua redução de CO2, poderá obter taxas menores com algumas empresas fornecedoras de energia.

Poder comprovar que você reduziu as emissões de CO2, KwH, gastos com energia e taxas elétricas em x% o tornará um herói em seu datacenter.

Além disso, o Power IQ agora também está presente no mundo móvel. Se você deseja não apenas ser alertado, mas também ter a possibilidade de agir caso a temperatura de um servidor específico exceda certo limite, pode contar com um aplicativo do Power IQ para isso. Você pode receber um alerta enquanto está longe do datacenter e conseguirá desligar e ligar o dispositivo afetado diretamente do seu iPhone.

Fonte: Raritan Blog

por Richard Brooke

Atendente Online!
Fale agora com um Expert!