O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução nesta quinta-feira (31) autorizando as instituições financeiras a digitalizarem os documentos. Segundo o Banco Central, essa será uma alternativa à microfilmagem, processo utilizado atualmente para armazenar dados. A autorização já está em…

Arquivo Central lança manual de gestão de documentos
Está disponível em formato impresso e digital o Manual de gestão de documentos de arquivo da Universidade de Brasília. Elaborado pela equipe de arquivistas da UnB, o manual visa orientar servidores sobre a gestão de documentos. “Mesmo sem um profissional…

Notas fiscais eletrônicas: como seu bom gerenciamento pode resolver problemas da gestão pública e até combater a corrupção
Nesses últimos tempos só se tem falado de crise. Muitos parecem esperar que uma saída caia do céu como uma espécie de milagre que vai salvar a economia do país, porém todos sabemos que isso não irá acontecer. Nem impeachment…

Validação e guarda de documentos eletrônicos: por que é tão importante?
Observo que a validação e guarda de documentos eletrônicos muitas vezes não é tão levada a sério pelas empresas. O serviço é feito superficialmente, com dados errôneos e, pasmem, não informando corretamente todos os documentos que precisam ser validados e…

Papel vencido é lixo
Logo que o computador começou a popularizar-se, surgiram várias teorias de que brevemente o papel não seria mais tão necessário. Ledo engano. O que vimos acontecer desde então foi um aumento significativo da papelada que produzimos no dia a dia,…

Qual a importância de uma solução de gestão documental?
Num processo de análise e avaliação para a adoção de uma solução tecnológica de apoio à gestão ou processo empresarial, o cálculo do retorno de investimento (ROI), é um ponto indiscutível na altura de se tomar a decisão final. Numa…

Confira os cinco melhores apps para escanear documentos pelo celular
Uma das funções mais úteis dos smartphones é poder servir como scanner para seus documentos. Dessa forma, você pode enviar a versão digitalizada por e-mail, salvar em um serviço de nuvem ou até compartilhar com amigos. Para ajudar, veja uma…

Mobilidade está mudando a gestão de documentos
Impulsionado pela explosão de smartphones e tablets, o cenário de impressão, digitalização e gerenciamento de documentos está no meio de uma mudança profunda e significativa. De acordo com nova pesquisa global da IDC, que cobre seis países, incluindo o Brasil,…

Tempo de mudança: sua empresa ainda usa papel para fazer a contabilidade?
O setor contábil é uma das estruturas internas mais importantes de qualquer empresa. Até pouco tempo atrás, toda essa estrutura era construída em cima de uma base totalmente analógica, com cálculos, armazenamento, segurança e disponibilidade, totalmente dependentes de estruturas físicas…

Vantagens da digitalização de documentos
Várias são as vantagens de se ter documentos digitalizados, como redução de matéria prima, procuras eficientes, mais espaço dentro de empresas, economia na compra de armários para arquivamento, materiais utilizados para arquivar, dentre muitas outras. Porém nem tudo é às…