Tecnologia

Switches KVM e acesso no nível do BIOS – Por que é tão importante?

Costuma-se dizer que os switches KVM fornecem “acesso no nível do BIOS” e esta é uma grande vantagem dos switches KVM sobre outras formas de gerenciamento remoto. Mas o que isso realmente significa e por que é tão importante? Como os switches KVM fornecem isso e por que isso é importante? Este blog apresenta esses tópicos. Um futuro post cobrirá recursos e tópicos mais avançados.

O que é a BIOS?

BIOS significa “Sistema Integrado de Entrada e Saída”. A Wikipedia o define como: “firmware usado para executar a inicialização de hardware durante o processo de inicialização e para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas.” A BIOS também é usado para configurar o hardware / dispositivos do computador, definir os dispositivos e a sequência de inicialização e executar diagnósticos. A maioria dos usuários regulares nunca pode usar a BIOS, mas é muito importante que os administradores do sistema e gerentes de laboratório configurem e reconfigurem os computadores. UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) é uma versão mais moderna da BIOS.

Como você acessa / usa a BIOS?

Para entrar na BIOS, você precisa apertar uma tecla específica no teclado enquanto o computador está iniciando (inicializando). Podem ser as teclas Delete, Esc, F1, F2, F12 ou outras teclas. A tecla específica e quando você pressiona variam de acordo com o computador. A tela do BIOS é então exibida na minha tela e posso interagir com ela para alterar as configurações, executar diagnósticos e outras funções. Assim que saio da BIOS, o sistema operacional Windows 10 carrega normalmente.

Como um switch KVM acessa a BIOS quando outro gerenciamento remoto não consegue?

Muitas ferramentas populares de gerenciamento remoto, como RDP, VNC e SSH, não podem acessar a BIOS. Por que? É porque eles são executados no nível do sistema operacional, por exemplo, eles exigem que os sistemas operacionais Windows ou Linux já estejam carregados. Eles também exigem que a rede padrão esteja operacional. Nenhum deles está presente quando a BIOS está ativo.

Os switches KVM são conectados diretamente às portas físicas de teclado, vídeo e mouse (KVM) por meio de cabos ou dongles de servidor, para que possam interagir com o hardware do computador tanto no BIOS quanto no sistema operacional. Os switches KVM não exigem que o sistema operacional esteja em execução ou que as portas de rede do computador estejam operacionais. Ao contrário das ferramentas de gerenciamento remoto, a sessão KVM continua enquanto o computador faz a transição do BIOS para o sistema operacional e vice-versa.

Como usar a BIOS em uma sessão KVM

Para acessar a BIOS durante uma sessão KVM, primeiro inicie uma Sessão KVM. Em seguida, use-o para reiniciar o computador e pressione a tecla de entrada da BIOS (ou seja, F2, F12) no momento apropriado. O sistema operacional será encerrado, a BIOS aparecerá e você poderá interagir com ele através do teclado e / ou mouse. BIOS mais antigas podem funcionar apenas com o teclado. BIOS mais recente suporta mouse e teclado.

 

Fonte: Raritan Blog por Jessica Ciesla

Leave A Comment

Atendente Online!
Fale agora com um Expert!